Apostar no acolhimento aos pets pode ser um importante diferencial e garantir a fidelização do público, potencializando os lucros do mercado
Índice
O mercado pet é um dos que mais cresce no Brasil. Em meio à crise dos últimos anos, o faturamento desse setor saltou 21% no ano passado, alcançando R$ 51,7 bilhões movimentados. Estimativas apontam que há cerca de 100 milhões de cães e gatos domesticados no país.
Assim, os supermercados devem prestar muita atenção a esse público, como uma ferramenta para potencializar seus ganhos e fidelizar os clientes. Porém, o investimento no mercado pet vai muito além de oferecer uma ampla variedade de produtos focados nesse nicho.
Existem medidas que o empresário pode tomar para tornar seu mercado, seja qual for o seu tamanho, em um ambiente pet friendly, ou seja, que acolhe cães e gatos e permite que eles circulem pelo estabelecimento com segurança para os bichinhos e todos os consumidores.
Nesse artigo, veja quais ajustes no interior da loja são necessários para se declarar um mercado pet friendly e por que apostar nessa ideia pode trazer grandes benefícios para a sua marca.
Produtos para animais x mercado pet friendly
Os números no início desse texto falam por si só. Estamos falando de um mercado que movimenta bilhões de reais todos os anos e que tem crescido de maneira constante, apesar da pandemia de coronavírus e outras crises enfrentadas pelo país nos últimos anos.
Assim, buscar atrair esse público de ‘pais e mães de pet’ é mais do que justificado. No entanto, todo dono de supermercado já sabe disso, e qualquer estabelecimento oferece produtos para os pets, como ração, areia, brinquedos e outros itens.
O que estamos tratando é sobre transformar seu mercado em um ambiente pet friendly. Isso significa muito mais do que apenas vender mercadorias para os animais domésticos, mas desenvolver um espaço que receba bem clientes acompanhados de seus cães e gatos.
Por que ter um supermercado pet friendly?
E por que fazer isso? Essa opção tem a ver principalmente com criar um diferencial do seu estabelecimento aos olhos dos donos de pets. Enquanto a maioria dos supermercados impedem a entrada de animais e não sabem exatamente como lidar com eles, seu mercado terá um posicionamento oposto, de abertura e acolhimento dos pets.
Com isso, o objetivo nesse caso é demonstrar sua preocupação com os bichinhos e, como consequência, também com os seus donos. Essa postura, se bem executada, pode render muitos frutos e fidelizar esse público, aumentando os ganhos da loja e gerando publicidade espontânea para o mercado, que pode se tornar referência em atenção aos animais domésticos na região.
Nesse sentido, mais do que ter um espaço pet friendly é importante comunicar que seu estabelecimento aceita a entrada dos bichinhos. Anunciar essa medida é uma maneira de atrair os clientes para a sua loja, na qual eles poderão constatar o tratamento diferenciado oferecido aos pets e seus donos.
Como preparar seu estabelecimento?
Uma simples placa na porta autorizando a entrada de pets não transforma um local em amigável com os animais domésticos. Para isso, é necessário fazer uma série de ajustes no estabelecimento para receber cães e gatos de maneira segura e adequada.
Algumas medidas são bastante simples e incluem a oferta de bebedouros e fontes em locais estratégicos do mercado para que os animais possam se hidratar ao longo da estada na loja, assim como sinalização clara de onde encontrar os potinhos de água.
Outra ação bem importante é espalhar pelo mercado pontos de retirada de saquinhos para recolhimento das fezes e desinfetante para limpeza. Ter lixeiras para descarte exclusivo desse material também é recomendado, uma vez que aumenta a higiene e permite que a equipe de limpeza faça a substituição dos sacos de forma mais frequente.
Também é necessário realizar algumas alterações na organização do mercado. Em especial, fique atento à presença de produtos de limpeza em prateleiras que possam ser alcançadas pelos animais, pois há um risco de envenenamento. O mesmo vale para alimentos que não podem ser consumidos por cães e gatos, que também devem ser posicionados em níveis mais altos.
Por fim, é crucial que a equipe de colaboradores do mercado receba treinamento específico para lidar com os pets. Além do acolhimento dos animais, o pessoal do estabelecimento deve estar preparado para atuar rapidamente em caso de acidentes, principalmente com derramamento de água sanitária e outros produtos químicos.
O mercado também precisa estar preparado para solucionar de forma amigável quaisquer conflitos que surjam entre donos de pets e outros clientes. O mais importante é que o estabelecimento estabeleça regras claras quanto ao acesso dos animais, garantindo que todos saibam o que pode ou não ser feito no interior do mercado.
Carrinhos especiais para pets no seu mercado
Se, como falamos aqui na Lions, os carrinhos são a cara de qualquer mercado e seu principal ponto de contato com o público, um estabelecimento pet friendly precisa contar com carrinhos especiais para os bichinhos. O catálogo da Lions possui uma opção voltada especificamente para a circulação no supermercado com um animal doméstico.
O carrinho pet possui 140 litros de capacidade. Mesmo com grande volume, o item tem largura reduzida – 50 cm contra 52,5 cm de um carrinho convencional de 140 litros. Com isso, ele pode ser utilizado em praticamente qualquer mercado, ainda que os corredores sejam mais estreitos.
Além disso, a Lions também oferece, entre suas opções de itens especiais, uma casinha pet com cadeado para guarda do pet enquanto o dono realiza suas compras na loja. Assim, se quiser ter um mercado pet friendly para atrair mais clientes e aumentar seus ganhos, conte com os carrinhos da Lions, que atendem a todos os públicos com alta qualidade, durabilidade e resistência.