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O que preciso para abrir um supermercado?

Investir na abertura de um mercado pode trazer um bom lucro, mas exige planejamento e atenção aos detalhes; veja cinco dicas para ter sucesso no seu negócio no setor

Abrir um minimercado ou uma mercearia é uma boa opção para pessoas interessadas em ter seu próprio negócio. O lucro que é possível alcançar sobre os produtos vendidos é maior do que em outros setores e o empresário ainda tem a possibilidade de fazer a diferença em sua comunidade.

No entanto, como em qualquer negócio, é necessário muita responsabilidade financeira e fiscal para garantir que seu mercado prospere. Além disso, o dono de um pequeno mercado também deve estar atento a outras questões que serão determinantes para o sucesso da sua empresa.

No artigo a seguir, listamos os cinco pontos mais importantes a considerar na hora de abrir e administrar um mercado. Vamos ver em detalhes como abordar cada um deles para garantir a sustentabilidade do seu negócio.

Planejamento-financeiro

Planejamento financeiro

Planejamento é a palavra-chave para se abrir um mercado ou qualquer outro negócio. É crucial que você tenha em mente de antemão quanto precisará investir antes de iniciar as operações do seu mini mercado. Isso inclui, entre outros pontos, aluguel e reforma do espaço, gastos com a burocracia para abertura da empresa e contratação de diferentes profissionais, como contadores, arquitetos e pedreiros.

Em seguida, também é preciso saber como calcular o chamado capital de giro. Ou seja, o valor que você precisa ter em mãos para pagar as contas do dia a dia. Esse montante é essencial e, ainda assim, muitas empresas novas não o levam em conta, o que pode colocar em risco a saúde financeira do negócio.

Também vale citar aqui neste tópico a questão tributária. É preciso muita atenção a esse ponto e contar com um escritório de contabilidade de confiança. Com isso, você pode focar em tocar o seu negócio ao mesmo tempo em que fica livre do risco de que algum erro nas declarações possa gerar cobranças que coloquem em risco a continuidade da empresa.

Relação com fornecedores

Um mercado é um dos negócios em que a relação com fornecedores é mais importante para o sucesso. Isso porque há dezenas de marcas de cada produto que você venderá e a decisão sobre com quais empresas fazer negócio dependerá de vários fatores. Entre eles, preferência do público, preço e condições de pagamento e frequência das entregas.

Além de desenvolver uma boa relação com os representantes dos seus principais fornecedores, uma dica muito útil para mercados menores é buscar por pequenos fornecedores, em especial de produtos de hortifrutigranjeiro, da sua cidade ou estado. Com isso, é possível negociar preços melhores e tecer uma rede de comerciantes locais que faz girar a economia local e traz benefícios para todos.

Uso de tecnologia

A tecnologia está em tudo nos dias de hoje e usá-la em seu mercado é quase uma obrigatoriedade. Atualmente, há muitos softwares e serviços que podem ser adquiridos para auxiliar no controle das operações do mercado. Entre as principais soluções, estão incluídos programas de controle de estoque e relacionamento com clientes e fornecedores.

O uso da tecnologia também é muito importante na parte mais visível do estabelecimento. Oferecer múltiplas formas de pagamento, por exemplo, é uma das principais exigências do público hoje em dia.

Além disso, ser capaz de analisar os dados dos clientes – perfil do público, itens mais buscados etc. – é um diferencial na busca por uma operação que entregue escolhas de produtos mais precisas e maior rentabilidade.

Investimento em divulgação

O assunto tecnologia também nos leva ao quarto ponto: a divulgação da sua marca. Ter uma presença digital em redes sociais e site próprio é muito importante. É claro que métodos bastante tradicionais, como distribuição de panfletos e carro de som, podem ser úteis para estabelecimentos de bairro, mas a internet hoje é fundamental para qualquer negócio.

Nesse ponto, abrir canais de comunicação com o público, notadamente pelo WhatsApp e outros apps de mensagem, é uma excelente ideia. Por ali, o público pode fazer pedidos, verificar a disponibilidade de certos produtos e até mesmo receber ofertas da loja. Com isso, você divulga o mercado ao mesmo tempo em que se relaciona com o público e consegue construir aos poucos uma clientela fiel.

Carrinhos de alta qualidade

Por fim, não podemos deixar de falar da importância de contar com carrinhos de qualidade em sua loja. O item talvez seja o único que está presente em qualquer mercado, dos mais simples aos hipermercados das grandes redes de varejo.

Assim, o carrinho se torna uma das caras da loja, aquele objeto que está todo o tempo junto ao cliente e que é usado muitas vezes como régua para medir a limpeza, o atendimento e a qualidade do local.

Investir em carrinhos de alta qualidade também representa economia para o bolso do empresário. Carrinhos melhores possuem uma vida útil maior pelo uso de materiais mais resistentes e também exigem menos gastos com manutenção e reposição de peças.

Por isso, na hora de adquirir os carrinhos do seu mercado, escolha os carrinhos da Lions. Conte com a experiência e a qualidade de uma empresa líder de mercado para oferecer aos seus clientes as melhores soluções em matéria de carrinhos.

Nosso catálogo variado atende às necessidades de qualquer empresa, com carrinhos de diferentes tamanhos e configurações, além de opções especiais voltados para pessoas com deficiência, gestantes e clientes acompanhados de bebês e crianças.

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