Períodos comemorativos podem representar muitos ganhos para o mercado com atenção ao planejamento estratégico e ações para atrair e conquistar clientes
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Datas sazonais são períodos que se repetem ano após ano. Entre as principais comemoradas no Brasil, podemos destacar Carnaval, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Pais, Festa Junina e Natal. Para os supermercados, essas datas são fundamentais, pois algumas delas representam grande aumento na circulação de clientes e, consequentemente, mais vendas.
No entanto, é preciso estar preparado para esses momentos, fazendo um planejamento com antecedência de como o mercado vai se posicionar em cada data específica. Além disso, muitas vezes é necessário fazer ajustes na organização do estabelecimento, criando setores especiais, rearranjando a localização dos produtos e outras modificações.
Nesse artigo, vamos dar algumas dicas do que você pode fazer no seu mercado para conquistar clientes nas datas sazonais e aumentar seus lucros com ações simples e diretas que poderão ter uma repercussão positiva ao longo de todo o ano.
Como preparar o seu mercado para as datas sazonais?
Antes de tudo, aproveitar as datas sazonais para aumentar as vendas do seu mercado passa por um bom planejamento. Como já sabemos com muita antecedência quando esses períodos especiais acontecem, é possível se programar com semanas ou meses de antecipação, garantindo que a sua estratégia seja implementada da maneira que deseja.
O planejamento para essas datas passa, por exemplo, pela verificação dos estoques, aquisição de produtos fortemente ligados à data e negociação com fornecedores em busca de melhores preços. Essa preparação também exige atenção com a publicidade, anunciando ofertas e informando aos clientes questões como horário de funcionamento nas datas comemorativas.
Nesse quesito, também vale destacar que o planejamento envolve ter clareza quanto aos dias durante os quais a data comemorativa será explorada pelo mercado. O período de Festa Junina, por exemplo, pode se estender por todo o mês de junho (e até mesmo ser prolongado para julho) enquanto ações voltadas às vendas de Natal têm o dia 25 de dezembro como data-limite.
Por fim, outra parte crucial do planejamento para datas sazonais é o treinamento da equipe de colaboradores. Repositores, caixas e outros funcionários devem estar cientes do aumento da circulação de clientes nessas datas e prontos a prestar as informações necessárias ao público que passará pela loja. Nesse sentido, manter a equipe motivada com ações especiais e bônus de produtividade pode ser uma opção interessante.
Dicas para aumentar as vendas do mercado em datas sazonais
A seguir, vamos listar algumas dicas que podem ajudar o seu mercado a conseguir maior movimento durante datas sazonais e aumentar a margem de lucro do estabelecimento. As principais ações nesses períodos comemorativos envolvem:
- Extensão do horário de atendimento
- Posicionamento estratégico de produtos
- Ações de vendas de fornecedores
- Descontos e brindes ao público
- Qualidade de atendimento
Vale destacar, em primeiro lugar, que nem todas as ações listadas aqui devem ser implantadas em cada uma das datas sazonais. Isso porque ninguém melhor do que você para saber exatamente como o seu público se comporta, quais datas geram maior movimento na loja e quais ações têm o maior impacto.
No entanto, essas dicas podem ser valiosas para atrair novos e antigos clientes, consolidando sua marca entre o público e garantindo ganhos que vão além da própria data comemorativa. Por exemplo, a extensão do horário de atendimento pode ser uma ótima pedida para os dias que antecedem o Natal.
Sabemos como muitas pessoas deixam as compras de fim de ano para a última hora e manter o mercado aberto por mais tempo permite que sua marca se posicione como um local em que o público pode confiar para fazer suas compras de Natal.
O posicionamento estratégico de produtos é outra alternativa capaz de turbinar as vendas no período de datas comemorativas. Agrupar os itens ligados a uma data em uma seção da loja garante que os clientes façam todas as compras no mercado. O período de Festas Juninas é uma data em que essa ação pode trazer muitos benefícios pelo alto número de itens típicos.
Porém, é importante que, quando possível, os produtos também permaneçam em seus lugares originais, já que não encontrar o que deseja nos locais em que já se sabe onde os itens estarão afeta de maneira importante a experiência do cliente.
Por falar em experiência do cliente, medidas como ações de fornecedores e o desenvolvimento de promoções especiais podem aumentar a satisfação dos clientes e colaborar com o crescimento das vendas. Instalar estações para prova de produtos e criar descontos-relâmpago dos itens associados à data sazonal geram engajamento do público e aumenta sua permanência na loja.
Por fim, a qualidade do atendimento é fundamental, seja em datas sazonais ou não. Como dito anteriormente, preparar sua equipe para receber o público nesses dias de maior movimento é um passo muito importante para o sucesso da sua estratégia em qualquer data comemorativa.
Como a Lions pode ajudar o seu mercado em datas sazonais?
As datas sazonais são momentos muito importantes para a imagem e as finanças de qualquer mercado. Por isso, é essencial que a sua loja receba o público da melhor maneira possível. E não há melhor retrato do serviço prestado no mercado do que os carrinhos de compra colocados à disposição.
Eles acompanham o consumidor ao longo de toda a sua jornada no interior da loja. Assim, você precisa contar com carrinhos de alta qualidade, confiáveis e resistentes aos dias de grande movimento motivados pelas datas comemorativas.
A Lions possui um amplo catálogo de produtos que serão decisivos para conquistar os clientes. A durabilidade dos materiais utilizados para a fabricação dos carrinhos combinada ao seu design moderno e ergonômico garante a satisfação do público, que sempre associará sua loja a carrinhos limpos, bonitos e funcionais.
Além disso, nosso portfólio também inclui prateleiras e expositores que permitirão a você montar estações de vendas em datas sazonais e garantirão a flexibilidade necessária para realizar ajustes na organização da loja durante esses períodos.
Assim, você conseguirá aproveitar ao máximo todas as datas comemorativas do calendário, potencializando as vendas e fidelizando os clientes, que voltarão à loja nesses e outros dias do ano.