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Como fazer a manutenção de rodas e rodízios dos carrinhos

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Política de inspeção regular das peças é a melhor maneira de economizar dinheiro e prolongar a vida útil dos carrinhos de supermercado da Lions

Fazer a manutenção de rodas e rodízios dos carrinhos é uma atividade essencial para os supermercados. Garantir que os equipamentos estejam sempre em bom estado de conservação auxilia no desenvolvimento da imagem da empresa perante os seus clientes. Além disso, a adoção de uma política de inspeção e manutenção regular dos carrinhos possui repercussão sobre as finanças da empresa, reduzindo custos e aumentando margens de lucro ao dar maior vida útil às peças.

Nesse sentido, algumas ações de manutenção de rodas e rodízios são fundamentais. A seguir, listamos as principais medidas que devem ser implementadas em uma rotina de manutenção interna dos carrinhos para que os equipamentos sigam em funcionamento por muitos anos sem causar acidentes, manchar a reputação do mercado e exigir constantes compras de material.

Inspeção regular de todos os carrinhos

Muito mais do que avaliar quais carrinhos estão avariados e realizar a substituição de peças defeituosas, a manutenção de rodas e rodízios deve ser implantada no mercado como uma cultura entre os funcionários. Assim, todos os colaboradores devem se manter atentos ao estado dos carrinhos e comunicar problemas suspeitos aos responsáveis pela manutenção.

Para além disso, deve-se buscar desenvolver na loja uma política de inspeção regular de todos os carrinhos, mesmo aqueles que não apresentem defeitos aparentes. Para carrinhos de supermercado, uma revisão completa a cada seis meses costuma ser suficiente, verificando-se os itens listados a seguir e fazendo os serviços de manutenção necessários.

A inspeção pode ser mais frequente – de três em três meses ou até mesmo mensal – nos casos de carrinhos utilizados para reposição de produtos, que suportam cargas maiores. Da mesma forma, equipamentos utilizados internamente pelo mercado também devem ser revisados com maior frequência, em especial aqueles que circulam em locais com terreno acidentado ou ambientes com maior umidade e piso molhado.

Lubrificação de rodízios

O procedimento de manutenção de rodas e rodízios de um carrinho deve envolver, de maneira geral, três etapas de inspeção. A primeira diz respeito à lubrificação dos rodízios. É importante relembrar que, com o uso dos carrinhos ao longo do tempo, esse óleo se perde e deve ser reaplicado.

Para os equipamentos de uso comum pelos clientes no espaço das lojas, recomenda-se uma nova aplicação a cada seis meses. Carrinhos com rodízios lubrificados terão rolagem facilitada e, portanto, uma vida útil prolongada. Além disso, há menor risco de que fiquem presos no solo. Em alguns casos, carrinhos que agarram acabam provocando danos ao piso do mercado, o que representa mais um custo evitável com reparos.

Em ambientes muito úmidos e com piso molhado, como citado anteriormente, a tendência é que a lubrificação dos rodízios seja perdida de maneira muito mais rápida, exigindo que a inspeção e aplicação de óleo ocorra em menores espaços de tempo. É por conta desse tipo de fator que deve haver carrinhos empregados exclusivamente nas áreas restritas do supermercado, reduzindo o volume de peças que precisarão de manutenção mais frequente.

Verificação e troca de fixadores

Fixadores são peças que, como seu nome já diz, fixam os rodízios e impedem que as rodas do carrinho saiam do eixo ou se movimentem a menos que sejam impulsionados por um cliente ou funcionário do mercado. Por conta disso, os fixadores atuam contra a força da gravidade e estão em uso a todo momento, o que provoca desgaste excessivo dessas peças. Sendo assim, a recomendação é para que eles sejam revisados e trocados todo mês.

Isso não significa, na realidade, que será preciso que o mercado adquira novas rodas e novos rodízios para todos os carrinhos utilizados na loja a cada trinta dias. Nas situações em que o processo de inspeção revelar que todas as peças de fixação permanecem completamente íntegras, bastará apenas que a parte externa do rodízio, responsável pela fixação, seja substituída.

Além disso, durante esse procedimento de checagem das rodas e rodízios, a equipe de manutenção deve aproveitar para revisar toda a estrutura do carrinho, dando atenção especial às porcas e parafusos que sustentam as rodas e rodízios do equipamento. Na maioria das vezes, será necessário apenas reapertar os acessórios que estiverem frouxos. Contudo, em caso de desgaste das peças, é preciso trocá-las, pois o desparafusamento pode provocar acidentes e impedir a reutilização do carrinho.

Checagem da roda interior

Por último, é crucial verificar a integridade do rodízio. A maior parte dos rodízios conta com um encaixe emborrachado que garante o giro da peça sem ruídos ou travamentos. Conforme o carrinho é utilizado e recebe cargas dos itens comprados por seus clientes, esse pequeno encaixe começa a se deformar.

Esse achatamento do rodízio tem graves repercussões para a vida útil do carrinho, desgastando a lubrificação das peças e afetando o bom funcionamento dos fixadores. Portanto, seguir os passos elencados nesse artigo durante uma revisão e não checar a roda interior em si dos carrinhos pode colocar todo o processo de manutenção a perder.

Nos casos em que a inspeção constatar algum dano ao rodízio, a recomendação é para troca imediata da roda que apresenta problemas, pois a continuidade do seu uso pode ocasionar problemas que exigirão até mesmo a troca completa do rodízio. Esse é um caso clássico em que a prática de revisões regulares representa economia de recursos do mercado. Isso pode ser sentido na prática, já que o volume de pedidos por peças ou novos carrinhos será bem menor do que nos casos em que não há uma política de manutenção de rodas e rodízios em vigor.

Por fim, as inspeções devem ser utilizadas também para verificar o estado de outros itens do carrinho como cabos, porta-bebês, bem como a limpeza dos equipamentos para que os clientes não encontrem carrinhos com sujeiras e ferrugem ao chegar à loja.

Podemos concluir, portanto, que, ao investir em manutenção, você garante que os produtos Lions de alta qualidade da sua loja permanecerão em funcionamento perfeito por longos anos, gerando ganhos financeiros para a empresa e auxiliando para o crescimento dos índices de satisfação do público.

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