Artigos

Carrinhos de supermercado: o que você precisa saber antes de fazer seu pedido

Carrinhos-de-supermercado--o-que-você-precisa-saber-antes-de-fazer-seu-pedido

Saiba como calcular o número de carrinhos que sua loja deve ter e confira as melhores dicas para prolongar a vida útil do seu equipamento.

O ano começou e muitos varejistas se preparam para comprar os carrinhos de seu supermercado ou loja. Como acreditamos que os carrinhos são um dos cartões de visita e podem influenciar no que seus clientes pensam do seu estabelecimento, trazemos abaixo algumas dicas essenciais para que você saiba comprá-los na quantidade, modelo e qualidade que sua loja precisa.

Segundo Antonio Formaggio, diretor da Lions Carrinhos, três fatores devem ser levados em consideração pelo mercado no momento de fazer um pedido de compra de carrinhos para o ano que vem. “Os critérios que definem os volumes de compra dos carrinhos são a metragem da loja, o número de checkouts e o espaço entre os corredores”, diz.

Como calcular quantos carrinhos uma loja deve ter?

Como-calcular-quantos-carrinhos-uma-loja-deve-ter

O tamanho do mercado é a base do cálculo de quantos carrinhos são necessários. Em geral, estima-se que o estabelecimento deve contar com 150 carrinhos para cada mil metros quadrados de loja. Esse índice deve incluir uma taxa adicional de equipamentos que estarão fora de circulação. Ter toda a frota sempre à disposição não é produtivo, pois impede ações de manutenção regular e não responde às variações de público ao longo do dia ou da semana.

O segundo fator é o número de checkouts da loja. O total de caixas disponíveis impacta principalmente na rotatividade do público. Quanto mais checkouts, menor o tempo de permanência do consumidor em filas no local e, consequentemente, um mesmo carrinho pode ser utilizado mais vezes por hora. Nesse fator, também influencia a logística do estabelecimento, com funcionários atentos para recolher os carrinhos deixados nos caixas ou pelos corredores.

Já o último fator é a largura dos corredores. Essa informação define os tipos de carrinho que o mercado pode ter. Em regra, espera-se que seja possível passar com dois carrinhos lado a lado por um corredor sem dificuldades. Assim, a largura máxima dos carrinhos de uma loja deve ser a metade da largura do corredor. Esse fator é especialmente importante para estabelecimentos menores, pois carrinhos excessivamente grandes podem prejudicar a circulação do público pela loja.

Definindo os modelos de carrinho mais apropriados para sua loja

Além dos fatores elencados acima, é preciso estabelecer o montante de cada modelo de carrinho. E isso depende do perfil do público do estabelecimento. Por exemplo, em hipermercados e lojas de atacado, deve-se ter um número maior de carrinhos para compras de mês, com cesto único e maior volume. Por outro lado, mercados menores devem dar preferência para os modelos de compras de passagem, com dois cestos.

Também é fundamental pensar em clientes com necessidades especiais, adquirindo modelos voltados especificamente para gestantes, pessoas com deficiência e para o transporte de bebês e crianças de colo. Apesar de representarem um percentual baixo do público, os integrantes desses nichos tendem a estar mais preocupados com a forma como o mercado se relaciona com eles e a oferta de carrinhos especiais é um dos principais pontos de atenção.

Ter diferentes modelos de carrinho à disposição do público não é apenas mais uma parte da operação do mercado. Como dito acima, os carrinhos são a parte mais visível da loja para o cliente, acompanhando-o da chegada à saída. Um equipamento que não atenda ao que o consumidor precisa afeta a imagem do estabelecimento e dificulta a fidelização do público.

Manutenção dos carrinhos: diferença entre lucro e prejuízo

Outro ponto extremamente relevante no planejamento de compras e utilização de carrinhos para um mercado é a manutenção dos equipamentos. Desenvolver uma rotina de manutenção no lugar de levar os carrinhos para conserto apenas quando seu funcionamento está inviabilizado pode ser a diferença entre o lucro ou o prejuízo do estabelecimento.

Manter os carrinhos sempre limpos e em bom estado garante o prolongamento da vida útil do item. Além disso, o mais recomendado – nos casos em que a área do mercado permite – é montar uma oficina para pequenos reparos na loja, com um estoque de peças de reposição como rodas, rodízios e cabos. Se preferir terceirizar o serviço de manutenção, faça com uma empresa especialista para assegurar que o trabalho será feito de maneira correta e com garantia.

A seguir, confira quatro dicas muito úteis para garantir que seus carrinhos sempre estarão aptos a atender seu público e criar a imagem de limpeza, qualidade e atenção aos detalhes que se quer construir para o mercado:

1. Faça uma vistoria semanal para avaliar a limpeza dos carrinhos e retire para reparo os que apresentarem problemas na estrutura metálica, rodas e rodízios;

2. Lave os carrinhos mensalmente utilizando uma máquina de alta pressão e xampu neutro para automóveis;

3. Não empregue os carrinhos de compra utilizados pelo público para reposição de produtos e movimentação interna, pois o excesso de carga deforma e desalinha o equipamento;

4. Oriente os colaboradores responsáveis pelo recolhimento dos itens a não fazerem ‘trenzinhos’ com mais de cinco carrinhos, pois esse acúmulo danifica as rodas, cestas e chassis.

Para os casos de manutenção mais profunda, a Lions está ao lado do lojista. A empresa oferece serviço de manutenção completa, que envolve desmontagem integral do carrinho, troca de todas as rodas e rodízios, pintura e zincagem, alinhamento da estrutura tubular e aramada e solda nos pontos necessários, entre outras ações necessárias.

Essas informações poderão auxiliar o varejista a fazer sua solicitação de carrinhos para 2022 com mais precisão, economizando tanto a curto quanto a longo prazo. Contudo, se houver alguma dúvida em específico, um de nossos consultores especialistas poderá te auxiliar. Basta clicar no botão abaixo:

Lembrando que um bom cálculo do quantitativo de carrinhos necessários em cada loja, somado a uma política de manutenção e limpeza frequente dos equipamentos, você garante que sempre oferecerá os carrinhos que seus clientes merecem.

Entre agora mesmo em contato com um representante comercial da Lions para planejar suas compras. Estamos prontos para ajudá-lo a montar o portfólio de carrinhos da sua loja com as melhores opções do mercado.

Um comentário sobre “Carrinhos de supermercado: o que você precisa saber antes de fazer seu pedido”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *