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Controle de estoque em supermercados: 4 dicas imperdíveis para o seu estabelecimento

4 dicas para melhorar a sua gestão de estoque

Administração adequada do inventário permite que o mercado reduza gastos desnecessários e potencialize os ganhos mantendo os clientes satisfeitos com a oferta de produtos

Corredores e prateleiras são a parte mais chamativa de qualquer supermercado por ser onde o público circula, faz suas escolhas e constrói seu relacionamento com a marca ao longo do tempo. Porém, é por trás das cortinas que a mágica acontece em todo estabelecimento comercial.

É no estoque que o empresário do setor faz circular todo o seu know how de gestão e controle. Equilibrando compras e vendas, o mercado garante que seus clientes terão seus produtos favoritos sempre ao alcance da mão, na validade adequada e no preço mais vantajoso para ele e para a loja.

Assim, a gestão do estoque pode ser considerada a parte mais importante do processo administrativo de um mercado. Por isso, nesse artigo vamos listar quatro dicas fundamentais para você manter o controle das mercadorias, o que entra e o que sai, de modo a potencializar seus ganhos e permitir o sucesso do seu empreendimento.

Por que o controle do estoque é importante?

Antes de vermos as dicas, devemos falar sobre a importância do controle para o supermercado. Esse processo se mostra crucial para a loja, pois será determinante para muitos dos objetivos da empresa a curto e longo prazo.

Em primeiro lugar, um bom controle de estoque impacta nas contas do mercado, ao evitar compras inoportunas e ao mesmo tempo garantir que não haverá desabastecimento e, portanto, perda de receitas com compras não realizadas.

Nessa mesma lógica, um estoque bem administrado gera segurança aos consumidores de que os produtos buscados sempre estarão à disposição. Isso ajuda a consolidar o processo de fidelização do público. Assim, o controle correto do estoque instaura um ciclo virtuoso que repercute em lucros crescentes e clientela sempre satisfeita.

Sistemas informatizados

O controle do estoque é um procedimento altamente complexo, pois envolve uma série de variáveis. Nesse sentido, até mesmo a administração do estoque de um pequeno mercadinho de bairro não é tão simples quanto pode parecer, exigindo a análise de tópicos, como datas de validade, condições de guarda e prazos de entrega.

Por conta disso, o investimento em um sistema informatizado de gestão de estoque é altamente recomendado. Com ele, uma série de procedimentos passa a ser automatizada, aumentando a capacidade de controle e liberando a equipe de funcionários para o desempenho de funções que realmente demandam o fator humano.

Além disso, contar com um sistema digital possibilita que as informações sejam compartilhadas via internet com gestores fora do ambiente físico da loja. Outro ponto crucial desses softwares é a geração de dados estatísticos sobre o estoque, abrindo espaço para os administradores formularem hipóteses e desenvolverem insights a partir das informações que têm em mãos.

Espaço de armazenamento

Ao contrário de outras lojas, como roupas e eletrodomésticos, o estoque de um supermercado possui uma série de particularidades devido à variedade dos produtos ofertados e suas características. Como sabemos, as guardas de uma peça de carne, de uma garrafa de vinho e de uma embalagem de sabão em pó exigem condições inteiramente diferentes.

Isso eleva a complexidade da administração do estoque, já que é preciso levar em conta a necessidade da instalação de câmaras frias, a exposição à luz e umidade dos produtos, entre tantos outros fatores.

Por isso, a estrutura física do local de armazenamento dos produtos deve ser planejada de maneira precisa. Dessa maneira, não haverá riscos, por exemplo, de que laticínios sejam mantidos fora do resfriamento. Ter esse controle é fundamental para evitar que produtos estraguem ou percam suas características, o que ocasionará em perdas financeiras para o mercado.

Conheça seu público

Outro ponto muito relevante no controle de estoque em supermercados é o conhecimento do público da loja, sendo esse um dos fatores positivos de coletar dados dos clientes. Ao traçar o perfil dos consumidores, o mercado é capaz de levar essas informações à gestão do estoque, entendendo quais produtos e marcas devem ser priorizados.

Percebemos aqui a importância da análise de dados. Quando o supermercado compreende os comportamento do público e combina isso às informações de controle de estoque, fica mais fácil equilibrar o inventário, mantendo excedentes dos produtos mais vendidos e alargando o prazo de compras dos menos cotados.

Ou seja, saber aquilo que seus clientes mais consomem não aumenta os lucros apenas pelo lado das vendas, mas também das compras, já que o empresário buscará adquirir os produtos certos. Nesse caminho, é reduzido o risco de produtos encalharem, ocupando espaço no estoque e exigindo vendas com margem de lucro menor.

Treinamento dos funcionários

Por fim, não adianta contar com o melhor sistema digital de gestão, montar uma boa estrutura de armazenamento e coletar dados do seu público se você não contar com uma equipe de profissionais qualificados para fazer o controle do estoque. Ter uma equipe capaz de administrar o estoque é fundamental.

Para isso, invista no treinamento dos seus colaboradores que atuam no estoque. Essa equipe é de extrema importância para o mercado não apenas pelo peso que o estoque tem nas operações do estabelecimento, como já vimos, mas também porque eles têm contato com praticamente todas as demais equipes da empresa.

O estoque deve desenvolver relação direta com os responsáveis pela aquisição de produtos e fornecedores, assim como as equipes de reposição das prateleiras e marketing do supermercado. Mais: em estabelecimentos menores, com menos funcionários, é importante que todos os colaboradores tenham noção da gestão do estoque para que as operações não dependam de apenas um ou dois gestores.

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