O que você precisa estar atento para atender as necessidades dos clientes e aumentar seus lucros ao longo do ano
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A economia muda de maneira cada vez mais acelerada em um processo que se tornou ainda mais explícito ao longo dos anos de pandemia de coronavírus. Novas tendências surgem anualmente, novidades se solidificam em hábitos corriqueiros e antigas ações perdem sentido.
Assim, o estudo das tendências do mercado ganha importância crescente em diferentes setores, entre eles os supermercados. No artigo a seguir, confira a importância de estar atento às tendências atuais e conheça quatro tendências para o setor em 2022, com dicas de como aplicá-las no seu estabelecimento.
Por que se atentar para tendências de mercado?
Muitas pessoas acreditam que falar em tendências de mercado é tratar de modismos com sucesso passageiro e que não afetam o resultado geral das empresas. Contudo, a profissionalização de consultorias que avaliam tendências faz cair por terra esse tipo de impressão.
A análise de tendências, na realidade, mostra os caminhos que serão trilhados pelo setor nesse e nos próximos anos, em compasso com as preferências do público e as principais inovações propostas pelos maiores players do mercado. Assim, estar atento a esses elementos é crucial para donos e administradores de supermercados.
Ao fazer isso, o mercado se mostra não só conectado com o que há de mais inovador no setor, mas também que valoriza as opiniões e necessidades de seus consumidores. Além disso, a adoção de novas práticas é capaz de aumentar os ganhos do mercado e criar novas fontes de renda para a empresa.
A seguir, veja as quatro principais tendências para supermercados em 2022 e como implementar tais ações em estabelecimentos de qualquer tamanho.
Omnichannel
O omnichannel (omnicanalidade, na tradução para o português) diz respeito à estratégia do supermercado de estar em ‘todos os canais’, ou seja, manter contato com o seu público em diferentes pontos através da internet. Estamos falando, por exemplo, da presença da marca nas redes sociais e também a oferta de compra por e-commerce, seja aplicativo ou website.
Esse conceito, no entanto, vai um pouco além. Omnichannel está associado a uma visão que coloca o cliente no centro das preocupações da empresa, que, portanto, passa a possibilitar que o consumidor se relacione com o mercado da maneira que for melhor para ele.
Essa é uma tendência já presente há alguns anos e acelerada pela tecnologia. Tradicionalmente, o público do supermercado precisava ajustar suas ações ao que era oferecido pela empresa. Agora, o caminho é inverso, com os estabelecimentos se moldando às vontades dos clientes para entregar melhores serviços e garantir a fidelização dos consumidores.
Experiência de compra
Nesse mesmo contexto, devemos citar a tendência de atenção à experiência de compra do público, presente em qualquer setor hoje em dia. Especificamente para os supermercados, ela se traduz, em primeiro lugar, para o fornecimento de boas condições de circulação no interior das lojas, variedade de métodos de pagamento e uso de carrinhos de alta performance.
Além disso, deve-se olhar para a experiência de compra do consumidor no ambiente digital. E isso vale para mercados de qualquer tamanho. Enquanto grandes empresas podem investir em e-commerces robustos, pequenas lojas de bairro têm no contato direto via WhatsApp uma ótima ferramenta para cultivar a relação com seu público e desenvolver a experiência de compra.
No mais, outro elemento importante dessa tendência é dar liberdade ao cliente para que ele monte sua jornada de compra como bem entender. Isso pode incluir, por exemplo, oferecer experiências como compra digital e retirada na loja física ou seleção dos produtos no mercado e entrega em casa.
Alimentação saudável
A preocupação com a saúde e uma alimentação saudável segue como tendência para 2022. Os mercados devem investir nesse nicho que movimenta cada vez mais dinheiro e buscar diversificar seu portfólio, em parcerias com marcas especializadas nesse público e aumentando a oferta de produtos.
É preciso, porém, ir além do básico, com os produtos diet e light já conhecidos do grande público há bastante tempo. Outros tipos de consumidores podem ser atraídos, como praticantes de atividades físicas e portadores de intolerância a lactose, glúten e outros componentes.
Também deve-se pensar no posicionamento desses produtos pela loja. Em mercados pequenos, ter uma seção específica para a categoria de alimentação saudável pode ser uma boa opção enquanto estabelecimentos maiores podem desenvolver distribuições que potencializem as vendas e levem o público a percorrer mais setores do mercado.
Supermercados pet friendly
O mercado pet já é um dos maiores do país, movimentando bilhões todos os anos. Nesse sentido, garantir que seu supermercado seja pet friendly, isto é, receba bem cães e gatos, é muito importante e uma forma eficaz de atrair e conquistar clientes para sua loja.
As ações empregadas com essa finalidade vão além da simples oferta de ração e outros produtos pet. Elas também variam muito a depender do tamanho do estabelecimento. Para lojas de bairro, destacar um funcionário para tomar conta dos pets na frente do mercado enquanto os donos fazem suas compras pode ser uma estratégia simples e barata.
Para os supermercados, as opções são mais amplas e já há algumas lojas investindo em espaços pet nos moldes das áreas de recreação infantil de shoppings. Uma alternativa que vem ganhando importância é o carrinho pet, que conta com um cesto exclusivo para o animal acompanhar o dono sem risco de danificar produtos.
Carrinhos de qualidade são sempre tendência
Falando em carrinhos, ter uma frota de qualidade e alto desempenho no seu mercado é uma daquelas tendências que nunca saem de moda. Isso porque a oferta de bons carrinhos para o seu público afeta toda a jornada do cliente e é determinante para a relação que será estabelecida entre público e mercado.
Outro detalhe importante dos carrinhos é a sua variedade. Atualmente, além dos carrinhos pet já citados, existem diversos tipos de carrinhos especiais para os mais diferentes públicos. Entre eles estão carrinhos para deficientes físicos, para idosos e gestantes e aqueles equipados com bebê conforto ou outras formas de transporte de crianças.
Esses modelos e muitos outros mais você encontra no catálogo da Lions, especialista em carrinhos de supermercado que combinam resistência e funcionalidade. Conheça todos os nossos produtos e entre em contato com os nossos representantes espalhados pelo país para contar com os carrinhos Lions no seu mercado em 2022.
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