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4 dicas para melhorar a experiência dos clientes em seu supermercado

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Foco na experiência dos usuários permite antecipar necessidades e oferecer ao seu público toda a conveniência que ele precisa

  • Porque a experiência do cliente é importante?
  • Dica 1: Conheça seus clientes
  • Dica 2: Antecipe suas necessidades
  • Dica 3: Ofereça um bom atendimento
  • Dica 4: Foco no conforto

A experiência do cliente é um dos temas mais relevantes atualmente no varejo. Garantir que cada momento do contato do consumidor com sua loja seja positivo para ele e agregue valor à relação entre usuário e marca é fundamental para a fidelização do público.

E como melhorar a experiência do cliente em um supermercado? Como qualquer setor do varejo, os mercados possuem suas particularidades, assim como pontos de contato com outras atividades. Nesse artigo, veremos quatro dicas de ações que qualquer supermercado pode adotar para desenvolver seu relacionamento com o público.

Porque a experiência do cliente é importante?

Antes das dicas, é importante entender qual a importância de melhorar a experiência do cliente. Atualmente, mais do que avaliar a mera presença de um consumidor no mercado, falamos na jornada do cliente. Esse termo contempla todos os momentos em que o público interage com seu estabelecimento, desde estacionar o carro até deixar as instalações da loja.

Assim, a jornada do cliente avalia de maneira completa como se dá o contato do supermercado com seu público, sendo capaz de identificar todos os pontos de melhora e entender como os consumidores lidam com a marca e o que esperam dela. Oferecer uma jornada prazerosa e sem obstáculos é o ponto central de qualquer ação voltada ao desenvolvimento da experiência do usuário.

O foco deve estar em prover conforto e bom atendimento, respondendo às necessidades e expectativas dos consumidores. Dito isso, vamos às dicas que ajudarão o seu supermercado a entregar um serviço cada vez melhor aos clientes, fidelizando seu público e incrementando os ganhos da empresa.

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Dica 1: Conheça seus clientes

Conhecer seu público é crucial. Ao saber qual o perfil das pessoas que visitam seu estabelecimento, você consegue definir com clareza quais produtos não podem faltar na loja e em quais novidades investir, por exemplo. Além disso, o conhecimento sobre a clientela lhe permite potencializar os ganhos organizando a loja de forma mais atraente para seu público-alvo.

Para conhecer os consumidores, diversas estratégias podem ser implementadas. Entre elas, podemos citar a realização de cadastros, criação de um plano de fidelidade e pesquisas de satisfação. Avaliar as vendas também é uma ferramenta útil e que não exige nada dos clientes, que podem se recusar a preencher cadastros, por exemplo.

Ao analisar o comportamento de venda do seu público, o supermercado consegue identificar os produtos mais vendidos, a média de itens por compra e as combinações de produtos mais frequentes. Todo esse entendimento será a base de qualquer ação em prol da experiência do cliente que você implemente.

Dica 2: Antecipe suas necessidades

Conhecer em profundidade o perfil do seu público é o ponto de partida para as melhorias na experiência dos usuários que o mercado pode desenvolver. Isso porque o entendimento de quem são os seus clientes permite que você antecipe suas necessidades e ofereça exatamente o que eles esperam do estabelecimento.

E isso envolve, como dito anteriormente, todos os passos da jornada do cliente. O perfil do público determina, entre outros aspectos, como deve ser a organização do estacionamento, qual a variedade de carrinhos a ser ofertada e como os produtos devem ser organizados ao longo do mercado.

Consumidores que percebem que um mercado é capaz de entregar os serviços e conveniência que ele mais deseja têm chances muito maiores de se tornar clientes fiéis. O público está cada vez mais atento a esse tipo de situação e usuários satisfeitos tendem a fazer propaganda espontânea do estabelecimento, indicando a familiares e amigos.

Dica 3: Ofereça um bom atendimento

Um bom atendimento é daquelas necessidades dos clientes que nunca saem de moda e que independem do perfil de público do mercado. Ser bem atendido está no topo da lista de qualquer consumidor e sua experiência não será completa se a equipe do mercado não for cordial e sanar suas dúvidas.

Por isso, promover uma cultura de bom atendimento em toda a empresa é essencial. Os colaboradores devem estar cientes que cada momento de interação com os clientes é valioso e precisa ser tratado com máxima prioridade. O objetivo final deve ser remover todas as barreiras que o consumidor encontre durante sua jornada na loja.

O atendimento também passa por outros aspectos, como reposição constante de itens, ampla oferta de meios de pagamento e boa sinalização da loja. Por fim, essa mesma mentalidade deve ser aplicada às vendas por telefone e internet, que também devem estar focadas na satisfação do público e em facilitar a experiência de compra do cliente.

Dica 4: Foco no conforto

Conforto é outro aspecto que aparece de forma recorrente em pesquisas de satisfação em diferentes setores do varejo. Em supermercados, conforto se traduz em limpeza, corredores amplos, facilidade em alcançar os produtos e, principalmente, carrinhos de qualidade e em perfeito estado de conservação.

O carrinho é um item-chave para a experiência do usuário em loja, já que ele acompanhará o consumidor ao longo de toda a sua jornada. Se ele apresentar problemas ou não atender às necessidades do cliente, sua ida ao mercado pode ser arruinada, além de reduzir as chances de retorno. Por conta disso, seu estabelecimento precisa contar sempre com carrinhos confiáveis.

Além disso, é necessário oferecer um portfólio variado de carrinhos para responder ao perfil de compra de cada consumidor e atender necessidades especiais. Nessa lista, podemos incluir carrinhos para deficientes e gestantes, opções com bebê-conforto acoplado e carrinhos com cestos menores, voltados para clientes idosos e compras rápidas.

Todas essas alternativas fazem parte do catálogo de carrinhos da Lions e por isso somos o parceiro ideal para supermercados que desejam incrementar a experiência de compra de seu público com carrinhos robustos e com uma vida útil prolongada.

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